Antes de fazer qualquer coisa, coloque-se sempre no lugar do animal. Lembre-se que um animal é uma vida, e a vida deve ser preservada sempre! Ninguém quer ser e viver abandonado nas ruas, sujeito a maus-tratos, fome, sede, frio e solidão. O animal sente como nós! Você pode mudar a vida de um animal, basta querer!
Importante:
Não existem órgãos que possam recolher animais. Se você pretende ajudar e resgatar um animal necessitado, tenha em mente que a responsabilidade será sua até encontrar um novo lar para ele.
Veja algumas dicas abaixo:
- Acabei de resgatar um animal. O que devo fazer?
- Existe algum abrigo ou Ong onde eu possa levar o meu animal?
- Posso levar o animal para a Carrocinha/CCZ?
- Eu não tenho onde deixar esse animal. Onde posso levá-lo?
- Não tenho condições de pagar hospedagem e tratamento do animal, o que eu faço?
- Onde anunciar o animal na Internet?
- Fora a Internet, onde e como posso divulgar o meu animal?
- Distribuir cartazes em lugares de bastante movimento (supermercados, pet shops, padarias, farmácias, bancas de jornal, ponto de ônibus etc.).
- Distribuir faixas em locais de bastante movimento.
- O que deve constar no cartaz?
- Dados do animal (nome, raça, sexo, idade, porte, cor, temperamento, saúde)
- Seus contatos (nome, telefone, e-mail e região em que você mora)
O que é importante lembrar sobre Resgate de Animais
Não existem órgãos que possam recolher animais. O que a maioria das pessoas faz é resgatar e colocá-los em suas próprias residências para tentar doá-los. Pedir que as ONGs recolham todos os animais das ruas não é correto pois quem trabalha para as ONGs é voluntário. Os recursos dessas entidades são provenientes de doações e, na maioria das vezes, os voluntários colocam dinheiro do próprio bolso.Um animal não é um objeto que pode ser descartado. Ao adquirir um animal, a pessoa deve ter a responsabilidade de analisar se poderá ficar com ele até o fim da vida, proporcionando bem estar, alimentação, abrigo e assistência veterinária.
Seria interessante fazer uma visita a um abrigo de animais resgatados e abandonados. Todos precisam entender a realidade desses animais e dos abrigos, que fazem de tudo para conseguir sustentar tantos animais carentes.
Há várias cidades, cujos administradores estão respondendo pelo crime de maus-tratos cometidos no canil respectivo. O cidadão que deixa seu cão no canil municipal pode ser igualmente processado, pois estava ciente do extermínio do animal e mesmo assim o deixou ali. A nossa legislação, se for respeitada, não permite que se extermine um animal sadio.
A população precisa entender que as associações não são as responsáveis pelo grande número de animais abandonados. Os culpados são aqueles que largam os animais nas ruas, além do poder público que nada faz a respeito.
Abandonar um animal é crime!
Lei nº 9605/98
Fonte: Texto adaptado do site: http://www.tudosobrecachorros.com.br/2012/05/encontrou-um-cachorro-na-rua-veja-o-que-fazer.html
Acabei de pegar na rua um cãozinho que deve ter uns dois meses. Ka levei ao veterinário. Tomou vacina e remédio para sarna. A lindinha ja recebeu o nome de Pup. Como ja tenho um Maltes e uma lhasa. A coitadinha esta em um quarto longe d outros por ca7sa da sarna. Não posso ficar com ela,por motivos financeiros. Preciso de ajuda.
ResponderExcluirEncontrei uma cachorra na rua esta comigo não possoficar com ela na tem espaço
ResponderExcluirAchei um cachorrinho só que não posso ficar com ele que faço
ResponderExcluirAchei um cachorro e nao tenho condições de ficar com ele o que fasso ?
ResponderExcluirPassaram aqui na rua jogaram um cachorro, fiquei com pena ele estava desnorteado e coloquei ele na garagem de casa ,minha casa é alugada não posso ter animais, preciso de um lar urgente para ele,senão vou ter que procurar um lar para mim.
ResponderExcluirEncontrei uma cachorrinha na rua não posso ficar o proprietário diz que vai me despejar pois no contrato não pode animais estou precisando de ajuda
ResponderExcluirNo dia 31/03/21 havia um filhote de cachorro com coleira estava perdido e assustado no Parque Madureira, acabei pegando porque ele foi pisado e saiu assustado em direção ao portão, onde há proximo a linha do trem e trânsito intenso na área; mas não sabia que as autoridades não dão respaldo algum para quem salva um animal. A responsabilidade do dono ou do abandonador, não sei, passou a ser minha. Não estou tendo condições de bancar o bem estar do animal, nesse momento. Só queria ajudá-lo a não morrer. Estou me sentindo desamparada, que nem o filhote, afinal ter um cachorro custa caro. Em momento algum pensei em ter um cachorro. Cadê o estado que é responsável pelos animais? Isso é absurdo. Preciso de alguém que queira e possa ficar com ele. Mas preciso registrar minha indignação com essa situação.
ResponderExcluir